sexta-feira, 10 de junho de 2011

O ensino e uso da Língua Portuguesa


Temos o ensino de Língua Portuguesa destinada a preparar o indivíduo para lidar com a linguagem em suas diversas situações de uso e manifestações, inclusive a estética, pois o domínio da língua materna revela-se fundamental ao acesso as demais áreas do conhecimento. Mas, não é bem o que acontece, pois a  escrita e a fala para os brasileiros, muitas vezes, são grandes obstáculos para os falantes da língua materna. Pois é comum nos depararmos com fachadas de lojas e mesmo até grandes personalidades políticas com grandes desvios em suas comunicações, quanto ao uso da língua mãe.
As escolas fazem o uso como pilar a Gramática Normativa (É aquela que busca a padronização da língua, estabelecendo as normas do falar e escrever corretamente), no entanto existem os falantes que fazem o uso da língua materna de acordo com a cultura adquirida, ou seja, a Gramática descritiva (Ocupa-se da descrição dos fatos da língua, com o objetivo de investigá-los e não de estabelecer o que é certo ou errado). 



Um comentário:

  1. "O certo é falar assim porque se escreve assim" – o que acontece é que em toda língua mundo existe um fenômeno chamado variação, isto é, nenhuma língua é falada do mesmo jeito em todos os lugares, assim como nem todas as pessoas falam a própria língua de modo idêntico. A ortografia oficial é necessária, mas não se pode ensiná-la tentando criar uma língua falada "artificial" e reprovando como "erradas" as pronúncias que são resultado natual das forças internas que governam o idiomas.
    "Preconceito Lingüístico",Marcos Bagno.

    ResponderExcluir